domingo, 25 de julho de 2010

ÁContinuando as minhas recordações.......

Hoje em dia (as cabecinhas pensadoras) chegaram á conclusão de que as brincadeiras antigas, ao ar livre e o contacto das crianças umas com as outras em jogos tradicionais ,é mais saudável do que o computador e os seus jogos,o nitendo as consolas e toda a quantidade de jogos que levam as crianças fechadas em casa sem comunicar.É tarde muito tarde,porque o vício já está instalado e muita juventude víciada nos cpmputadores. É pena, porque por alguma razão eu comecei este meu blog,e se a lerdes desde princípio num dos meus temas ,lá está o quanto eu fui feliz  na escola primária com todos os jogos tradicionais e como tinha muitas amigas e gostava de conviver. Esse hábito saudável mantenho-o ainda hoje falar com toda a gente e ser comunicativa, é o meu lema. Fiz o exame da quarta classe aos 10 anos e a prova foi feita no Palácio da Galeria. Viemos 5 alunas da Luz e só uma reprovou. Como queria continuar com os estudos tive que fazer o exame de admissão ao liceu mas como a minha professora não se comprometia na nossa formação, tivemos que vir eu e outra colega estudar para Tavira porque na altura  havia uma senhora professora que depois das suas aulas, tinha em casa uma mini escola em que ensinava crianças da primeira á admissão. D.Mariana Mascarenhas. Quem se lembra desta senhora e foi seu aluno,? Ainda há alguns desse tempo! Foi nessa altura que convivi com jovens de Tavira e conheci mais gente.Feito o exame em Faro no antigo LICEU  JOÃO DE  DEUS ,era altura de começar uma nova etapa da vida. O meu pai não queria que estudasse em colégios e o liceu era em Faro......problemas para a família. No entanto uma prima do meu pai (como já tenho frisado os primos naquele tempo eram mesmo amigos ) ia morar para Lisboa para poder melhor dar um futuro aos filhos.. Dito e feito ,o sr. que era professor pedia a sua transferencia e ia para Lisboa .Sabendo do problema do primo, a prima Quintina foi falar com o meu pai e o assunto resolveu-se. Ela tinha uma filha quási da minha idade e assim fui com eles para Lisboa,acompanhavamo-nos uma á outra e foi assim que frequentei  o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho um dos liceus mais prestigiados da capital.Na altura o ensino era separado rapazes para um lado raparigas para outro. O Liceu M, Amalia o Filipa de Lencastre e o Dona Leonor eram os melhores femininos ,o Pedro Nunes, Camões e o P assos M anuel eram os masculinos mais prestigiados.    Para mim era tudo novo,mas a grandeza do liceu os seus parques enormes de recreio o ginásio bem apetrechado ,a cantina e bar bem recheados de tudo oque era bom ,acabaram com o meu acanhamento . Eu e a RUTH  (de quem transcrevo alguns versos no meu mural ) eramos muito amigas e estavamos no regimen de semi -internato ,o que era muito bom. Entravamos de manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário