sábado, 31 de julho de 2010

RECORDAÇÕES

Tanto no liceu Maria Amália , como depois no João de Deus ,as nossas brincadeiras nos intervalos eram quási iguais ás da escola primária sempre viradas para o movimento e a convivencia .Em Faro onde estive mais anos, eram as grandes jogatinas do mata .Estávamos sempre desejando que tocasse para em todos os intervalos irmos a correr paro o recreio jogar ao mata ,ou senão desejando que a aula de ginástica fosse jogos,o que por  vezes acontecia .Tinhamos também aulas dee canto coral ,onde formávamos um orfeon dcom alegria .o qual tive a honra de ser a seguradora da segunda voz .Todas estas disciplinas nos davam ocasião para conviver e passar o tempo com alegria .Álem destas havia as disciplinas clássicas de potugues .,francês ,matemática geografia (a minha predilecta ),ciencias naturais ,física-quimica ,história universal ,inglês ,música ,trabalhos manuais  , e EDUCAÇÃO  MORAL E CÍVICA  ,hoje tão necessária  á nossa juventude ,que anda perdida e sem saber dar valor ao civismo eá educação . Bastantes jovens de hoje andam sem rumo e sem valores morais ,que a pouco e pouco foram sendo substituidos pela libertinágem que inundou o nosso país a partir de certa altura da nossa história recente .Era bom que se repensásse a escola de hoje e seincutissem os velhos hábitos do civísmo da educação e da moral , dos jogos inofensivos e da sã convivencia entre todos .Hoje ,infelizmente ,o que se vê nas televisões é violencia ,gangs ,mortes tiros , e sexualidade a toda a hora ,frase obsenas ,até na tradução dos filme estrangeiros.......Com esta educação não podemos almejar uma juventude sã de princípios morais e com civismo e amor e respeito pelo próximo . Graças a Deus ainda há miudos certinhos mas são uma minoria . Tinhamos também ,no meu tempo ,que ser filiadas na Mocidade Portuguesa  Feminina ,onde além da sã camaradagem ,aprendiamos lavores ,pericultura , cozinha e a cuidar da casa ,faziamos teatro e férias grátis em qualquer praia ou acampamento que fosse designado pela tnstituição .Eu ,com muita pena minha nunca usufrui de nada disso ,porque o meu pai não consentia . Estáva sempre desejando que começasse o novo ano para saber pelas felizardas como tinham sido as férias. Enfim, recordações boas e menos boas.......Por hoje chega ,depois tenho que retroceder no tempo porque andei muito p´rá frente......Beijinhos e até.....

1 comentário:

  1. Olá Avó Judite!
    Se me permite, em véz de fazer um comentário (para o qual não tenho jeito) ao artigo posto pergunto-lhe: "que é feito de si que não escreve desde Julho?".

    Um beijo fraterno

    ResponderEliminar