quinta-feira, 15 de abril de 2010

ontem escrevi muito e um pouco atabalhoado .....vou ver se hoje consigo escrever melhor!....realmente fiz toda a minha instrução primária na escola feminina da Luz de Tavira que funcionava onde hoje existe , a Junta de Freguesia , mesmo ao lado da linda Igreja da Nossa Senhora da Luz. Era no lado norte da igreja (no largo de terra batida) onde nós brincavamos nos recreios, e como brincavamos !....aos bailes de roda , ao lencinho queimado , aos quatro cantinhos , ao pé coxinho ás escondidas , saltavamos á corda (que os pais nos arranjavam em casa ) aos calhaus enfim uma série de outros jogos inventados por nós e de matéria prima caseira .CONTENTAVAMOS com tão pouco !....não tinhamos aquecimento no inverno ,nem sala de convivio ,nem cantina ,(cada um que morasse longe da escola ,trazia o almoço de casa e não tinha onde o aquecer ) nem casa de banho os sanitários eram buracos no chão dentro de uma casa própria para o efeito ,mas eramos felizes!!....alegres , e nada exigentes. ( Comparemos com as exigencias de hoje ). As pessoas presentemente de tanto que querem nem sabem dar valor ao que teem e é o desperdicio que se ve em todo o lado e o querer sempre ,mais ,mais !. e mais!.....Já falei na parte social ,agora vamos á parte pedagógica.---------------Havia uma unica professora para as 4 classes e as aulas eram todas dadas numa sala apenas . Tinham que ter muito engenho amor ao que faziam os professores do meu tempo e tinham-no e nós aprendiamos eainda hoje me lembro do nome dos rios , serras , provincias ,cidades capitais e outras , linhas ferreas e álem disso naquele tempo , tinhamos o ultramar. Gramática na ponta da lingua , ditados e redações quasi diários ....matemática e geometria...aprendiamos tudo abrincar com amor á escola eás professoras.Hoje custa-me ver um magalhães nas mãos de crianças que não sabem a tabuada ,não sabem escrever á mão é tudo pelo computador .Passou-se de um extremo ao outro ( que lindas letras havia e que bem se lia e escrevia nessa altura). Fiz toda aminha instrução primária na Luz como já disse atrás ,onde durante 4 anos calcorreava 2 quilómetros de manhã e á tarde por volta das quatro andava outros tantos até casa isto quer chovesse ou fizesse sol ,......Não haviam os papás a ir buscar os meninos á porta da escola tinhamos que nos desenvencilhar .Na altura só as pessoas muito ricas tinham automóvel eram rarissimos ,na minha terra nem o médico tinha quanto mais as outras pessoas !....o meio de transporte usual eram as carroças e as charretes dos mais abastados puxadas pelos muares ou cavalos .Havia também a sempre prestável bicicleta ....e assim na bicicleta que eu adorei ter vou pedalando no tempo ,ámanhã há mais !......bejs.

3 comentários:

  1. A avó sempre nos contou histórias da sua feliz infância e quando, hoje em dia, calha a dar um passeio de carro pelas redondezas de Tavira (ou mesmo por todo o Algarve), são raros os sítios, estradas ou casas que não tenham uma história...
    Tanto para dizer e que bom é de ouvir... e ler!
    Aqui coloca pormenores que não aprofunda tanto oralmente. Venham mais, muitos mais!
    Já que não posso estar todos os dias consigo, ao vivo e a cores, pelo menos vou lendo e imaginando a sua alegria a falar do seu passado!
    Um grande beijo, minha querida e inestimável avó!
    Até amanhã, se Deus quiser; durma bem a noite, se Deus Nosso Senhor quiser! (Obrigada, igualmente)

    ResponderEliminar
  2. É verdade vovó, escreve aqui muita coisa que nós, realmente, não sabíamos. Mas é bom! A avó sabe que nós gostamos!
    Um grande beijinho e, como disse a Rute (vou copiar) e a avó nos ensinou:
    Até amanhã, se Deus quiser; durma bem a noite, se Deus Nosso Senhor quiser! (Obrigada, igualmente)

    ResponderEliminar
  3. Querida avó...
    Até fico emocionado ao ler estes textos. Fazem-me pensar que daqui a muitos, muitos anos, quando a lei da vida fizer o seu trabalho, eu terei estes textos para juntar às minhas memórias que tenho consigo.
    Continue com este trabalho.
    A avó sabe que tem um lugar muito especial no meu coração por isso veja se aguenta por muitos anos porque eu preciso de si...
    E para finalizar:
    Até amanhã, se Deus quiser; durma bem a noite, se Deus Nosso Senhor quiser! (Obrigada, igualmente)

    ResponderEliminar