quinta-feira, 27 de maio de 2010

continuando


Como já atrás disse os meus pais,descendiam de famílias numerosas e sobretudo a minha mãe dava-se muito com as primas que entretanto também casaram e tiveram filhos.Eram todas muito amigas e com elas e as famílias era o nosso maior convívio,as festas,os passeios,os aniversários,eram sempre passados em comum.Quando comecei a ir para o Barril,juntavam-se uns quantos casais de família e amigos .Alugadas as casas aos pescadores,eram dias maravilhosos que lá se passavam!!!O peixe abundava e o meu pai e outros apanhavam-no com facilidade com as suas ( fisgas )hoje proibidas.Linguados,tramelgas chocos,azevias,e outros mais.Era uma fartura e alegria para os pseudo-pescadores e uma maravilha ter sempre peixe fresquinho em casa.Os fatos de banho das nossas mães eram muito tapadinhos...uns calções por baixo do joelho e uma camisola por baixo da cintura;geralmente confeccionados num tecido grosso azul escuro debruado a fita branca.Os homens era calção até ao joelho e camisola branca sem alças.As meninas já usavam calções curtos com folhos e peito sem alças tudo junto,geralmente confeccionados em tecidos com flores.Quando iamos para lá,levávamos,os frangos caseiros e os galos que de vez enquando eram abatidos para sustento de quem os tinha sustentado até ali,o pão a fruta os legumes enfim o necessário para n os mantermos.Quando terminavam os mantimentos o meu pai ia num charuto dum amigo, na maré cheia,a casa dos sogros que moravam na altura numa propriedade perto das hoje Pedras d´el Rei,e ia de lá abastecido para mais uns dias.Eu e as minhas primas da minha idade levávamos os dias na praia na brincadeira e a dar os belos banhos de mergulho que as nossas mães nos davam,porque ninguem sabia nadar!......e assim era a praia no meu tempo de criança feliz.Até breve...........

Sem comentários:

Enviar um comentário