quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tenho-me afastado um pouco da idéia com que comecei a escrever estes rabiscos ; no entanto como tudo faz parte da minha infancia , não está completamente desfazado......Á medida que o ano vai passando tentarei descrever , como eram no meu tempo , as diversas festas e acontecimentos comemorativos ..............................Felizmente hoje já há as hortas biológicas onde as crianças das cidades vão ver ao vivo como se faz...... donde nasceu....o que é que os animais comem etc, etc ,etc..Houve tempos em que se se perguntasse a uma criança donde vinham os frangos ( por exemplo ) diziam : do supermercado ou do talho...perdeu-se  o contacto com a natureza porque houve uma debandada enorme para as grandes cidades .Eu , considero-me uma previlegiada ,na minha infancia adorava ir ao galinheiro com um cestinho tirar os ovos dos ninhos das galinhas ( no outro dia havia mais ) .Acompanhar o chocar dos ovos durante 3 semanas e ver depois nascer os pintainhos . Assistia ao nascimento dos cordeirinhos e cabritos das cabras e ovelhas que os meus avõs criavam no campo , ao reproduzir rápido e abundante dos coelhos que era uma das fontes da nossa alimentação , das vacas e cabras que nos davam o leite para a casa e ainda sobrava para o fabrico de queijos ( aminha avó materna fazia.-os muito bem ) .Álem do porquinho que se engordava durante meses para ser morto (coitado ) e que dava carne para muito tempo , conservada em salgadeiras ( porque naquele tempo não havendo eléctricidade não havia arcas nem frigoríficos ) osal é que conservava a carne ,e faziam-se bons chouriços e presuntos .....enfim era uma fartura !.....Não falando do prazer que dava apanhar a fruta directamente da árvore e saboreá-la fresquinha , dos legumes que com tanto carinho os meus avós semeavam regavam e tratavam .....quando se queria um pepino ,tomate , repolho feijão verde ,alface cenouras , nabos  batatas doces ou redondas , couve flor , pimentos.....etc etc etc .Era ir á horta e apanhar o que se precisava para as refeições . Biológica nessa altura náo se tratavam as sementeiras com adubos nem pesticidas  ,era tudo com estrume que se aproveitava dos animais e dos residuos da casa .Ainda não acham que eu tenho razão quando digo que fui muito feliz na minha infancia......Mas há mais coisas muitas mais que eu tenho para vos contar .Agora um pequeno parentises......

2 comentários:

  1. Continue a escrever as suas memórias a familia agradece! bjis

    ResponderEliminar
  2. Onde disse "hortas biológicas" queria dizer "quintas pedagógicas"

    ResponderEliminar