domingo, 30 de maio de 2010

Depois de vos falar dos pescadores do atum,deixo-vos uma foto antiga de como era pescado,no meu tempo de menina.Quem estiver interessado em ver como era montada uma armação de atum,pode ir ao museu que existe no hotel Albacora em Tavira.....Hoje,como a agricultura,tudo é diferente.Os potentes barcos motorizados e apetrechados com tudo o que há de mais sofisticado perseguem-nos por todo o oceano atlantico até mar mediterraneo.....,onde veem desovar! Também antes da mecanização  da agricultura (no meu tempo) tudo era feito manualmente..A terra era lavrada com uma charrua puxada por uma junta de vacas ou mulas,a semente era lançada á terra manualmente, os cereais eram ceifados por grupos de mulheres e homens,as massarocas de milho, o grão, as lentilhas e os tremoços eram apanhados á mão e postas nas eiras a secar e tirada a semente da rama  para descascar..O milho e os  cereais de espiga eram mais trabalhosos.O trigo,a cevada e a aveia eram debulhados ,nas eiras,por um trilho puxado por um animal,e ao fim de muitas voltas e reviravoltas á roda na eira se conseguia separar o grão da palha. Ainda me lembro de andar sentada ao colo do meu avõ  no trilho,a debulhar uma eirada de trigo(são recordações que ficaram para toda a vida).O meu avõ Joaquim,sempre ele, deixava-me experimentar tudo o que lhe pedisse!.....e tanto ele como eu adoravamos estar sempre em conformidade um com o outro!.Muitas saudades desse tempo e deste avõ que me ajudou tanto na minha infancia feliz. ( Vamos lá ao resto do trigo,que ficou na eira)...............Esperava-se por um dia de vento,para limpar a eirada e então,com as forquilhas,levantava-se a palha que ia cair  ao lado.e a pouco e pouco o bago do cereal ia aparecendo.!....depois com o arneiro (um outro utensílio,em madeira, com o fundo crivado largo ,em aluminio e dois braços de cada lado da armação de madeira também ) dois homens pegavam no arneiro com o trigo ,cada um de seu lado,e fazendo um movimento de braços de cá para lá,conseguiam limpar as ultimas impurezas do trigo,cevada ou aveia conforme o que fosse limpo para ensacar nesse dia......Para se chegar ao PÃO nosso de cada dia ainda tinha que ser moido,em moinhos de vento,azenhas nos rios ,ou nos moinhos de maré que havia junto ao mar.....Estamos quási a chegar........mas ainda falta peneirar  a farinha ,geralmente em duas peneiras de crivos diferentes,da mais rala caía o rolão,donde se faziam o pão ---hoje integral,---,da peneira mais fina caía a farinha mais fina para confeccionar o nosso Pão,base da alimentação mundial e os bolos,claro para os gulosos como eu.......Chegados ao pão vamos agora ao xarém, tão famoso actualmente, mas que era o sustento dos pobres no meu tempo...........................Como me alonguei na descrição do trigo e quejandos fica para outro dia ,falar no milho desde o semear ao prato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.                                                                                                                         

1 comentário: